Washington Alves/VIPCOMM
Montillo será companheiro de Neymar no Santos
A equipe da Vila Belmiro adquiriu os 60% dos direitos econômicos que o Cruzeiro tinha sobre o argentino. Além disse, cedeu o volante Henrique, que já foi jogador do Cruzeiro. De acordo com o clube mineiro, ainda faltam recolher algumas assinaturas, para então marcar os exames médicos dos jogadores. Os valores da negociação não foram divulgados, por conta de uma cláusula de confidencialidade no contrato.
Montillo chega para ser o substituto de Paulo Henrique Ganso no Santos. Desde que o meia acertou sua transferência para o São Paulo, a diretoria corre atrás de um reforço de peso, tanto para aclamar os torcedores quanto para ajudar Neymar, já que o craque tem arcado com quase toda a responsabilidade pelas vitórias do time.
Walter Damián Montillo tem 28 anos, nasceu na cidade argentina de Lanús e começou a carreira vestindo a camisa do San Lorenzo. Antes de chegar ao Cruzeiro, passou por clubes como Morelia, do México, e Universidad do Chile, onde se destacou entre 2008 e 2009. Em julho de 2010, após a eliminação dos chilenos da Copa Libertadores, o jogador teve 100% dos direitos comprados pelo clube mineiro, que desembolsou cerca de R$ 6 milhões pela transação, na época, e superou a concorrência do Flamengo, que havia sido eliminado da competição continental justamente com um gol marcado pelo meia.
Com a camisa da Raposa, Montillo teve sucesso imediato, alçado à condição de ídolo com o título do Campeonato Mineiro de 2011 e uma série de premiações individuais no Brasileirão do mesmo ano, quando o Cruzeiro brigou contra o rebaixamento, mas o argentino marcou 12 gols e foi considerado melhor meia direita da competição. Na Libertadores, foi um dos principais nomes da equipe na edição de 2011, quando o Cruzeiro teve campanha arrasadora na primeira fase, mas caiu nas oitavas de final.
Na temporada 2012, que acabou sendo sua última com a camisa do Cruzeiro, Montillo quase deixou o clube no início do ano, pois era alvo do Corinthians. Seu empresário, Sérgio Irigoitia, fez força para que o argentino acertasse com o atual campeão da Libertadores, que acabou não chegando aos 15 milhões de euros pretendidos pela Raposa. Alvo do interesse de clubes como Grêmio, São Paulo e Fluminense, Montillo despertou as atenções do Santos pouco após renovar seu contrato com o Cruzeiro.
Substituto ideal de Paulo Henrique Ganso, negociado com o São Paulo, para vestir a camisa 10, Montillo é o terceiro reforço confirmado pela diretoria do Santos, que já havia anunciado o zagueiro Neto, do Guarani, e o volante Renê Júnior, da Ponte Preta, para 2013. Nos próximos dias, o clube pretende insistir na contratação do atacante Robinho, do Milan. No entanto, os valores envolvidos na contratação de Montillo podem impedir o acerto com o Rei das Pedaladas, que já retornou à Itália para a sequência das competições da Europa.