No total, mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar nas eleições deste ano. Os eleitores devem votar em legisladores federais, legisladores estaduais (ou legisladores de condados), senadores, governadores e presidentes da república.
Pesquisa do Instituto Ipec divulgada neste sábado revelou que Lula teve 47% das intenções de voto (51% dos votos válidos), seguido de Bolsonaro com 34% (37% dos votos válidos); Ciro Gomes PDT), com 5% (5% dos votos válidos); e Simone Tebet (MDB), também com 5% (5% dos votos válidos).
Uma pesquisa do Instituto Datafolha também divulgada neste sábado revelou que Lula teve 48% das intenções de voto (50% dos votos válidos), seguido por Bolsonaro com 34% (36% dos votos válidos); Simone Tebet com 6% (6% dos votos válidos); e Ciro Gomes com 5% (5% dos votos válidos).
Lula
O ex-presidente Lula votou em São Bernardo do Campo (SP) na manhã deste domingo. Após a votação, o candidato beijou o cupom e disse “esta é a eleição mais importante”. Lula concordou com sua esposa, Rosângela da Silva, conhecida como Janja; o candidato à vice-presidência, Geraldo Alckmin (PSB); a presidente do PT, Gleisi Hoffmann; o candidato petista ao governo de São Paulo, Fernando Haddad; e Márcio França (PSB), candidato ao Senado.
Bolsonaro
O candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) votou na manhã deste domingo no Rio de Janeiro. Após a votação, Bolsonaro disse que "eleições limpas devem ser respeitadas".
Simone Tebet
A senadora Simone Tebet, candidata do MDB, votou em Campo Grande (MS). Em entrevista coletiva, o candidato disse que "a democracia se fortalece" quando as pessoas vão às urnas e votam em quem acham que é o melhor representante.
Ciro Gomes
Ciro Gomes (PDT) na manhã deste domingo em Fortaleza (CE) ficou em terceiro lugar em algumas pesquisas de intenção de voto e quarto em outras.
Acompanhado da esposa e da família, Ciro disse que pretendia "parar por aqui". Ciro havia sinalizado anteriormente que não concorreria à presidência novamente se não vencesse a eleição deste ano.
Soraya Thronicke
A candidata à presidência da União do Brasil, Soraya Thronicke, votou na manhã deste domingo (2) na Escola Municipal Professor Arassuay Gomes de Castro, em Campo Grande (MS).
Soraya Thronicke chegou à assembleia de voto pouco depois das 10 horas, acompanhada pelo marido e seus assistentes. Ele levou cerca de um minuto para preencher a urna eletrônica.