Um estilo de vida saudável e exames regulares podem ajudá-lo a evitar mais da metade de todos os cânceres. A detecção precoce é a chave para o sucesso do tratamento do câncer .
No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a cuidados adequados; não têm acesso aos serviços de saúde quando aparecem os primeiros sinais da doença, não recebem tratamento e apoio oportuno se for diagnosticado câncer e não têm informações confiáveis sobre comportamentos que aumentam o risco de contrair câncer.
O acesso desigual aos serviços de saúde é causado por uma variedade de fatores, incluindo disparidades de renda, educação, localização e discriminação com base em raça, gênero, orientação sexual, idade, habilidade e estilo de vida. Os grupos mais vulneráveis também são mais propensos a serem expostos a uma variedade de outros fatores de risco, como tabaco, dieta pouco saudável ou perigos ambientais.
Pra garantir que todos recebam o mais alto nível de saúde a que têm direito, é essencial abordar os fatores socioeconômicos que contribuem para problemas de saúde e levam a desigualdades.