Terremoto da Turquia e da Síria tem milhares de mortos e feridos

esqua
0

  Segundo as últimas atualizações do governo turco e das autoridades sírias, os dois terremotos de grande magnitude que atingiram a região da Turquia e da Síria na segunda-feira (6) deixaram mais de 19 mil mortos.


A declaração mais recente feita por Tayyip Erdogan, o presidente da Turquia, confirmou que 16.546 pessoas morreram lá. Pelo menos 3.162 estão na Síria.


Mais pessoas já morreram nas duas nações juntas do que morreram no desastre de Fukushima no Japão em 2011, que teve um total de mortos de 19.700.


foto : AFP/AFP Photo



Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na cidade de Kahramanmaras atingiu o sudeste da Turquia às 4h17 da segunda-feira, 5 de junho. Esta área, que fica entre as placas da Arábia, Eurásia e Anatólia, experimentou seu terremoto mais forte desde 1939.


O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) estima que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 24 pontos 1 km. Um segundo terremoto com magnitude de 7,5 e apenas 10 km de profundidade atingiu a mesma área nove horas depois. A ONU abriu nesta sexta-feira um corredor humanitário entre o sul da Turquia e o norte da Síria para agilizar a ajuda àquele país. A fim de facilitar a chegada da ajuda à nação vizinha, Ancara também afirmou que está estudando a abertura de fronteiras regionais. Na sexta-feira, a OMS informou que as operações da Síria estavam rapidamente ficando sem recursos para esforços de manutenção e resgate.


Esta assistência é essencial tanto para os sobreviventes quanto para aqueles cujas casas foram destruídas; de acordo com a Turquia, mais de 50.000 pessoas são afetadas somente na Turquia. Eles dependiam apenas de alimentos e suprimentos da ajuda internacional enquanto passavam a noite em condições de congelamento sem calor.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o número de mortos do tremor pode subir para 40.000. O número oficial de mortos do tremor agora é de mais de 22.000; o número quadruplicou desde segunda-feira (6).

O aumento de vítimas mortais tornou este sismo o pior e mais mortífero dos últimos 80 anos, superando outro sismo em território turco em 1999, que teve 17.000 mortos, e o sétimo mais mortífero do mundo.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar) #days=(20)

Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Check Now
Ok, Go it!