Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Mas por que esse dia é comemorado, quando é, é um momento de comemoração ou protesto;
reprodução: imagem da internet |
O dia 8 de março é celebrado globalmente como um dia especial para as mulheres há mais de um século.
A Organização das Nações Unidas (ONU) agora reconhece o Dia Internacional da Mulher como uma ocasião anual que tem suas raízes no movimento trabalhista.
Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15.000 mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo menos horas de trabalho, melhores salários e direito ao voto. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi proclamado pelo Partido Socialista da América um ano depois.
Uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, propôs que a data fosse internacionalizada. Durante uma conferência internacional de mulheres socialistas em Copenhague em 1910, ela fez sua proposta. Havia 100 mulheres lá, representando 17 nações diferentes, e todas endossaram sua sugestão por unanimidade.
Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça foram os primeiros países a observar a data em 1911. Estamos comemorando tecnicamente o 111º Dia Internacional da Mulher este ano porque seu centenário foi comemorado em 2011; portanto, este ano.
No entanto, a ONU não começou a observar o Dia Internacional da Mulher até 1975, quando se tornou um feriado reconhecido.
Além disso, por causa de suas raízes políticas, são realizadas celebrações das conquistas das mulheres na sociedade, na política e na economia, e protestos e greves são organizados para chamar a atenção para a persistência da desigualdade de gênero.
O calendário juliano, então em vigor na Rússia, indica que a greve das mulheres começou em 23 de fevereiro. Hoje é o dia em que se observa este dia porque cai em 8 de março no calendário gregoriano.