Zé Celso Martinez, 86 anos, faleceu nesta quinta-feira (06/07) em São Paulo, informou o jornal O Globo. Ele estava internado desde o dia 4 de julho no Hospital das Clínicas após sofrer queimaduras graves no corpo.
O dramaturgo desenvolveu insuficiência renal e não resistiu às complicações da doença após não responder bem aos tratamentos para controlar os danos causados pelo incêndio que destruiu o prédio onde mora.
Zé Celso, nascido em 1937 em Araraquara, interior de São Paulo, sempre se interessou pelas artes, mas por pressão dos pais decidiu se formar em direito em vez de ingressar na área das artes. Mas no ambiente acadêmico, ele começou a aprender sobre as renomadas técnicas de atuação do ator e professor russo Constantin Stanislavski.
O dramaturgo iniciou sua carreira no teatro na década de 1960 como diretor do Teatro Oficina de São Paulo. A partir daí, ele se destacou na indústria e ganhou destaque como dramaturgo, ator e diretor, tornando-se um dos mais conhecidos do país.
O incêndio que acabou levando à sua morte hoje não foi o primeiro em seu caminho. Um grave incêndio que destruiu o Teatro Oficina em 1966 – hoje conhecido como Teatro Oficina Uzyna Uzona – foi outro desafio que teve de vencer. Quando o prédio sofreu um curto-circuito na época, há cerca de 60 anos, o fogo se espalhou pelo forro de fibra de vidro e destruiu completamente a estrutura. Felizmente, não havia muitas pessoas no local quando o incêndio começou, mas o prédio foi totalmente destruído. No dia seguinte, vários artistas fizeram dois shows em frente ao local para arrecadar dinheiro para a reconstrução em uma demonstração de solidariedade. Fez sucesso, e a peça "O Rei da Vela" de Zé Celso foi encenada para a reabertura em setembro de 1967.
foto: reprodução |
Zé Celso e Marcelo Drummond se casaram no Teatro Oficina, em São Paulo, no dia 6 de junho. Grandes nomes da cena cultural brasileira marcaram presença no evento, que foi batizado de "ritual ecumênico-artístico".
Nomes como Daniela Mercury, Marina Lima e Mariana Morais se apresentaram em grupo para celebrar o casamento, fazendo breves apresentações só para os noivos que encantaram a todos os presentes.