Conheça o 1º aluno não-binário da UFRJ

0

Resultado de imagem para nao binarioNascido em Cruz das Almas, no interior da Bahia, o universitário Luc Kuruta, de 22 anos, achou no Rio de Janeiro um lugar para chamar de lar e assumir sua verdadeira identidade. O novo "carioca", estudante de gastronomia, foi o primeiro aluno não-binário – que não se identifica com um gênero específico – a ter o nome social reconhecido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).




Em seu registros na faculdade, na carteirinha e nas listas de chamadas, o nome de batismo como menino – que ele prefere nem divulgar – ficou para trás.


“Desde que eu cheguei na UFRJ, eu venho me chamando de Luc Kuruta e todos os meus colegas assimilaram meu nome automaticamente. Eu não sofri nenhuma represália por isso. Tem pessoas que me chamam de “o” Luc ou “a” Luc, e para mim está correto de toda forma”, diz o estudante.



Na semana em que se comemora o Dia do Orgulho LGBT, celebrado na sexta-feira (28), a história de Luc Kuruta.“Sou um baiano bem do interior. Muitas pessoas como eu, às vezes não compreendem como se sentem por falta de informação. Quando eu vim para cá, como eu estava sozinho, foi o momento de dizer assim: ‘Ninguém está aqui para me julgar. Eu posso ser quem eu sou’”, disse o futuro gastrônomo.


Nem a saudade dos outros oito irmãos faz Luc pensar em sair da Cidade Maravilhosa quando terminar a faculdade. Ele diz que “se encontrou” profissionalmente e pessoalmente.


A definição de um gênero não provoca mais dor de cabeça:


“Eu tenho que explicar três termos básicos: o que é o cis, o que é o trans e quem é não-binário. Cis é toda pessoa que nasceu em um gênero e se identifica com o mesmo gênero que ela nasceu. Uma pessoa trans é uma pessoa que nasceu com um gênero, mas se identifica com outro. Uma pessoa não-binária é aquela que nasceu em um gênero e não se identifica com um em específico”, disse Luc.


Resultado de imagem para Conheça o 1º aluno não-binário da UFRJ

Tags

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceitar) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !