Quando duas grandes telas de contagem regressiva apontavam dez minutos para o início da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, os gritos de “Olê, olê, olê... Peru! Peru!” e a coreografia da Ola já dominavam o Estádio Nacional. O público abraçou o slogan #JugamosTodos e participou ativamente da festa na capital peruana.
No clima de animação pelo mês das ’Fiestas Pátrias’, no qual se comemora a independência do Peru, datada oficialmente em 28 de julho, a população peruana celebrou com entusiasmo uma cerimônia com muito da cultura do país.
A apresentação do astro porto-riquenho contou com um 'medley', que uniu vários de seus sucessos – como ‘Despacito’, ’Imposible’ e ‘Échame La Culpa’.
Nem mesmo o frio de 15º C impediu os presentes ao principal estádio do país de irem às alturas com os hits de reggaeton do popular compositor latino-americano.
Além de Fonsi, se apresentaram na cerimônia mais de 1.000 músicos, bailarinos e acrobatas.
Em discurso, o presidente do comitê organizador dos Jogos, Carlos Neuhaus, destacou a importância do poder do esporte de mudar uma sociedade. “Hoje, Lima se transforma numa nova capital esportiva das Américas”, afirmou o executivo.
A cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2019 será no dia 11 agosto, no mesmo palco da abertura, o Estádio Nacional de Lima.