No Brasil, pela diferença de fuso horário, ainda faltam 101 dias para as Olimpíadas de Tóquio nesta terça-feira. Mas, como no Japão a contagem regressiva já aponta o marco de 100 dias para a competição, apresentamos por aqui um levantamento da delegação brasileira até agora. O Time Brasil está tomando forma, mas ainda está longe de estar 100% definida. Já são 200 vagas garantidas, e esse número de atletas pode até se aproximar dos 300, pois ainda estão previstos Pré-Olímpicos em 30 modalidades até o início de julho (veja a lista no fim do texto).
Importante ressaltar que, em alguns casos, as vagas foram conquistadas nominalmente pelos atletas, como por exemplo a Ana Marcela nas águas abertas ou Hugo Calderano no tênis de mesa, enquanto em outras as vagas são do país, e as comissões técnicas ainda precisam definir quais serão os representantes brasileiros.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) não fala abertamente sobre uma meta de medalhas para as Olimpíadas, mas a expectativa é que o país melhore no número total de pódios em relação aos Jogos do Rio de Janeiro (na ocasião, foram 19, recorde histórico do país).
A primeira vaga conquistada pelo Brasil veio há mais de três anos, com o futebol feminino, campeão da Copa América de 2018, enquanto na última semana, o nadador Bruno Fratus garantiu um lugar em sua terceira Olimpíada ao conseguir o índice dos 50m livre em prova nos Estados Unidos.
A expectativa é que a delegação brasileira cresça bastante com essas competições que estão por vir, já que várias modalidades estão com o calendário atrasado por conta da pandemia e ainda não decidiram os atletas qualificados. O COB trabalha com uma delegação entre 270 e 280 atletas, número bem maior que os 200 garantidos até agora.
MODALIDADES AINDA COM CHANCES DE VAGA
OS CLASSIFICADOS ATÉ AGORA
ge