A Globo já definiu como fará a transição da saída de Fátima Bernardes da programação diária, em agosto. O plano da emissora é de que a jornalista passe o bastão à sua sucessora, que ficará no comando do Encontro. O programa foi criado em 2012 e marcou a nova fase na carreira da ex-âncora do Jornal Nacional.
Segundo o Notícias da TV, o futuro de Fátima na Globo ainda é incerto, já que ela não quer mais fazer um programa diário. O desejo da apresentadora é encabeçar outro projeto na emissora, mas ainda não está definido o que a colocará novamente no ar após sua saída do Encontro.
Antes de deixar a programação, a apresentadora vai comandar o especial de dez anos do Encontro, previsto para ir ao ar em junho. A comemoração já está sendo produzida e tem clima de "última dança" para Fátima Bernardes.. Como a data exata do aniversário (25 de junho) cairá no sábado, o planejamento é que a comemoração vá ao ar um dia antes, na sexta.
Passada a festa, Fátima ficará mais algumas semanas antes de receber quem ocupará seu espaço na grade da Globo. Emissora e apresentadora combinaram de fazer uma transição bem amarrada, sem deixar dúvidas na cabeça do público sobre o motivo da saída da jornalista.
Ainda não está totalmente definido o que será alterado na grade matinal. O Encontro deverá continuar, mas com um novo formato. Hoje, a favorita dentro da Globo para o lugar de Fátima Bernardes é Patrícia Poeta, que é sua substituta natural. Mas muita gente apoia a escalação de Sandra Annemberg, hoje no Globo Repórter e que tem grande simpatia da audiência. Fernanda Gentil, Maria Beltrão e Priscilla Alcântara também foram cotadas.