Um ciclone extratropical deve atingir o sul do Brasil nesta quarta-feira (12) como resultado de uma região de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
imagem: reprodução |
"Esse sistema se desenvolverá hoje sobre o continente, fazendo com que os ventos fiquem mais fortes durante todo o dia em grande parte da Região Sul, com rajadas superiores a 80 km/h. As rajadas devem ser ainda mais fortes no litoral do Rio Grande do Sul e podem atingir ocasionalmente 110 km/h, segundo o Inmet.
Além disso, o Instituto prevê que algumas partes do estado podem ter acúmulos diários de chuva de até 100 milímetros. O instituto prevê que os ventos ficarão menos fortes a partir de quinta-feira (13), quando o ciclone extratropical deve avançar para o Oceano Atlântico e enfraquecer.
A frente fria que acompanhará este ciclone extratropical deve se mover por todo o país, trazendo baixas temperaturas para o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e possivelmente até o sul da Amazônia.