À medida que a frente fria avança e a umidade aumenta em todo o continente, é muito provável que a tempestade que causou danos à região Sul se espalhe para a região Centro neste domingo.
O clima permanecerá instável em nove províncias e distritos federais, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de “perigo”.
Com alertas meteorológicos em vigor para uma “possível ameaça” de tempestades:
- Distrito Federal
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- São Paulo
- Espírito Santo
- Mato Grosso
- Goiás
- Santa Catarina
- Tocantins
Segundo a Administração Meteorológica, a tempestade pode trazer até 100 mm de chuva para a região. A previsão é de que caiam até 50 mm de chuva nas capitais mineiras, Rio de Janeiro e São Paulo. A velocidade do vento pode aumentar para 100 km/h e pode ocorrer granizo.
Verifique quais estados possuem aviso de “Potencialmente Perigoso” para chuvas fortes?
- Amazonas
- Maranhão
- Minas Gerais
- Bahia
- Pará
- Roraima
- Goiás
- Piauí
- Tocantins
Áreas dos estados de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e Distrito Federal estão sob alerta vermelho de “perigo” do Inmet. Segundo o Inmet, durante cinco dias, as temperaturas na região ficam 5°C acima da média.
Normalmente, segundo o Inmet, um alerta vermelho de “intensidade extra” é emitido quando há previsão de fenômeno climático com alta probabilidade de causar grandes danos e acidentes, ou quando há ameaça à integridade física ou mesmo à vida humana. As temperaturas tendem a cair em partes do Centro-Oeste e Sudeste nos próximos dias.
Em São Paulo, a temperatura deverá ser de 24°C na segunda-feira, 29°C na terça e 32°C na quarta-feira. A previsão é que o Rio de Janeiro comece a semana com 28°C.