Prestando homenagem ao poder da mulher negra e ao culto à cobra Vodum, a Escola de Samba Viradouro superou as expectativas e conquistou o título do Carnaval do Rio de Janeiro 2024 com 270 pontos. O número foi divulgado nesta quarta-feira em pesquisa realizada em Marquês de Sapucaí. Imperatriz ficou em segundo lugar (269,3) e Grande Rio em terceiro (269,2). Porto da Pedra foi rebaixado.
Dhavid Normando/Rio Carnaval |
Este é o terceiro título da história da escola de samba criada em Niterói. Este é o 3º título da Viradouro, todos no Sambódromo:
- Trevas! Luz! A Explosão do Universo (1997)
- Viradouro de Alma Lavada (2020)
- Arroboboi, Dangbé (2024)
A trama de Viraduro gira em torno da Dangbe, uma cobra mítica reverenciada no noroeste da África. A escola cantou “Arobo Boy Danbe” e pediu a proteção do símbolo Imo. Nas crenças africanas, a figura da cobra representa o poder do renascimento, da vida e de novos começos. O principal objetivo de Wiraduro era desmantelar a palavra "Voodum", que não agradava a muitas pessoas não familiarizadas com as religiões africanas.
A Escola de Samba Vermelha e Branca foi a última das 12 escolas a desfilar na Marquês de Sapucai na terça-feira, 13. Além do culto Dangbe, Viraduro introduziu temas de crenças vodu africanas e focou na irmandade das mulheres negras guerreiras da Costa da Mina.
As fábulas de Viraduro encheram Sapucai de cor. Além de veículos temáticos e fantasias com temática africana, incluindo uma cobra gigante dourada, a escola surpreendeu o público ao presentear a comissão com uma cobra gigante deslizando entre os dançarinos na pista do sambódromo.
O enredo do samba representa a rebelião masculina. Alguns carros e fantasias são feitos com materiais reciclados, aproveitando sobras de depósitos de escolas de samba. Como o show do Viraduro começava à noite e terminava pela manhã, os figurinos e veículos incluíam componentes que brilham no escuro. Outros trajes incluem cordas que lembram belezas tribais africanas.
As vitórias do Viraduro foram quase uma dúzia. A Escola de Samba foi reprovada com nota 9,9 apenas nas categorias Alegorias, Obra-prima, Porta-estandarte e História.
Veja as notas das escolas de samba do Rio em 2024
- Viradouro - 270
- Imperatriz - 269,3
- Grande Rio - 269,2
- Salgueiro - 269
- Portela - 268,9
- Vila Isabel - 268,8
- Mangueira - 268,8
- Beija-Flor - 268,5
- Tuiuti - 268,3
- Mocidade - 267,2
- Unidos da Tijuca - 265,7
- Porto da Pedra - 264,9