A Prefeitura do Recife declarou estado de emergência devido às fortes chuvas que caem na região metropolitana da cidade desde o início da semana. Neste momento, 34 pessoas morreram e 2.500 foram deslocadas.
O prefeito João Campos (PSB) disse à CNN que este é um "período muito desafiador" e que a ocorrência é "completamente fora do comum". "Cabe às pessoas trabalhar para reduzir o impacto das pessoas e cuidar da cidade."
“Estamos passando por um momento extremamente adverso, é um fenômeno meteorológico conhecido como Onda de Leste, que chegou à região Metropolitana do Recife. Desde segunda-feira até hoje, temos um acumulado de aproximadamente 450 milímetros.”Segundoo prefeito, nas últimas 24 horas foram registrados 234 milímetros na região mais atingida, em Ibura.
“Nosso foco tem sido permanente e integral para salvar vidas. São 3 mil profissionais da prefeitura, sendo 400 da Defesa Civil e 2.600 das demais áreas que estão totalmente mobilizados e atuando.”
“Infelizmente, é o maior desastre dos últimos 50 anos do Recife, registrado na Região Metropolitana.”
Campanha de doação
A Prefeitura da cidade intensificou a campanha de doação Recife Solidário e montou três pontos de coleta de alimentos, cobertores e produtos de primeira necessidade. Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu e Edifcio Sede da Prefeitura são os locais.
"A gente afirma que é importante para todas as famílias que estão em risco áreas, que elas precisam ser retiradas." “Hoje, temos 30 abrigos funcionando em escolas e creches”, disse o prefeito.