MC Marcinho, pioneiro do funk, faleceu neste sábado, 26 de agosto, aos 45 anos. Devido a insuficiência renal e cardíaca, o cantor passou quase dois meses internado em um hospital no Rio de Janeiro.
O estado de Marcinho piorou e ele desenvolveu uma infecção generalizada na última terça-feira, dia 22. Uma campanha de doação de sangue estava sendo apoiada por familiares e artistas.
"Hospital Copa D'Or confirma com pesar a morte da paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado (26), às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda", afirmou o comunicado divulgado pelo hospital.
Ele sofreu uma parada cardíaca e precisou ser intubado. Um coração artificial temporário, que pode ser usado de três a quatro meses, foi entregue a MC Marcinho três dias depois. O cantor continuava estável e necessitava de cuidados intensivos, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Copa D'Or. Porém, uma infecção generalizada o atingiu seu estado de saúde começou a piorar.
O funkeiro precisou de hemodiálise, ventilação mecânica e coração artificial enquanto estava internado.
O artista piorou e foi retirado da lista de espera para transplante de coração. Tendo uma carreira funk de sucesso.O músico era casado com Kelly Garcia e teve três filhos com ela.
Conheça o MC
Nasceu em Duque de Caxias, Baixada Fluminense.
Entre 1993 e 1994, o artista que atendia pelo nome artístico de MC Marcinho começou a cantar e estabeleceu uma próspera carreira no funk carioca.
Glamurosa, Rap do solo, Porque eu te amo, Escrito para Princesas e Garota nota 100 são alguns de seus maiores sucessos.
Os álbuns de estúdio Porque Te Amo (co-lançado com MC Cacau em 1997), Sempre Solitário (produzido por DJ Marlboro), Valeu Shock (1999), Falando com as Estrelas (2002) e Ilusion (2003) foram todos lançados pela MC Marcinho.
No entanto, como O funk ganhou outras narrativas menos sentimentais no início dos anos 2000, MC Marcinho começou a perder popularidade na mídia e nos bailes. Apesar disso, a intérprete também produziu os discos ao vivo Tudo é Festa (2011) e Perfil Ao Vivo (2003).
O funkeiro ainda ia. Já havia lançado, por exemplo, os singles Salve Favela (com participação de Babu Santana) e Desce Travando em 2022. O intérprete lançou as músicas Vem N1 e Quero te Levar nas plataformas digitais em 2023. Também contribuiu para a trilha sonora da TV Globo. novela Vai na Fé.
Para comemorar 30 anos de carreira artística, MC Marcinho montou uma gravação audiovisual de um show com convidados.