O filho do apresentador Fausto Silva, João Guilherme Silva, viajou a Brasília nesta terça-feira (12) para discutir com os parlamentares a legislação brasileira que rege a doação de órgãos.
"Viemos aqui para conscientizar sobre a doação de órgãos, que é uma causa muito legal. Viemos aqui para tentar mudar a lei, conversar com senadores e deputados e ver se conseguiríamos mudar as regras relativas doações presumida'', disse ele.
A doação presumida assume que todo cidadão é um doador de órgãos em potencial. A pessoa que não deseja doar após a morte teria de deixar a informação registrada em algum documento oficial.
Após entrar na fila do transplante do SUS enquanto aguardava um coração, o ativismo do jovem apresentador pela causa aumentou. Criou junto com sua mãe, Luciana Cardoso, a página “Faustão do meu Coração” para postar depoimentos sobre doação de órgãos.
Após duas semanas de transplante de coração após ser diagnosticado com insuficiência cardíaca, Fausto recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein.Ao finalizar a cirurgia, o apresentador agradeceu. “Não sinto nenhuma dor ou outras sensações. Estou totalmente recuperado”, declarou na época. Durante a reportagem, Faustino caiu no choro e agradeceu à família do doador de órgãos, um homem de 35 anos chamado Fábio que, segundo o apresentador, era atleta, surfista e jogador de futebol.
“Viemos aqui tentar mudar essa legislação, falar com deputados e senadores, para mudar a legislação para doação presumida”, diz João Guilherme Silva, filho de Faustão, ao desembarcar em Brasília. pic.twitter.com/jbGPczFkcH
— O Antagonista (@o_antagonista) September 12, 2023